segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Anartha

Anartha literalmente significa "coisas desfavoráveis". Esses anarthas podem ser tanto a causa quanto a ação/compreensão errônea. Anarthas possuem sua origem em avidya, ignorância. Ignorância aqui deve ser compreendida por "ausência de conhecimento", ou, pior, "pseudo-conhecimento".



Por ignorância compreendemos/agimos de maneira equívoca ao nosso real desejo. Assim, podemos concluir que o sofrimento originalmente vem devido a avidya. Esta ignorância é o fator primordial de nosso sofrimento.



Poderíamos deixar de agir, para que não haja mais reações desfavoráveis. Isto nos trará a felicidade?


NÃO. Isto apenas nos aliviará dos sofrimentos. Porém não agir é um princípio impraticável. Por essência, independente de crentes ou descrentes (vide definição nos textos anteriores), nosso princípio de existência/vida é a ação. A ação de pensar, de fazer, de decidir - ação (karma).



O que acontece quando deixamos de agir?



Primeiramente, precisamos entender por que agimos.

Agimos devido ao desejo de desfrutar de algo. Desfrutar de nossa independência, desfrutar de nosa liberdade de expressão, desfrutar em satisfazer os sentidos/corpo/mente. Estes desejos advindos da mente (função da mente: pensar, agir, desejar) são infindáveis. Quanto mais satisfazemo-os, mais desejos surgem.



Quando deixamos de agir, deixamos de satisfazer tais desejos. Assim, poderíamos dizer que não mais surgiriam desejos. Porém, os desejos que lá estavam permanecem. Com a REPRESSÃO de tais desejos, alimentam-os/fortalecemo-os, até o momento da erupção (vide filme SAMSARA).



Assim, concui-se que apenas deixar de agir não nos trará felicidade. No máximo trará um prazer em não sofrer, e "alívio dos sofrimentos" não é o que chamamos de FELICIDADE.

Um comentário:

Citraleka disse...

o sofrimento vem da ignorância (o tal sem conehcimento ou pseudoconhecimento). às vezes penso se meu sofrimento vem do não- ou do pseudoconhecimento.acho que é uma mistura dos dois. um pouquinho de cada. as vezes me sinto muito perdida, confusa ,mesmo em meio a todo o conhecimento espiritual que eu 'tenho'. fico tentando vê-lo na minha vida, identificá-lo nas coisas que acontecem comigo, mas aí me percebo numa metodologia errada: a da mente. a mente nunca vai saber dizer, esclarecer acerca do conhecimento de natureza espiritual e aí vem Krishna de novo e diz: "por minha misericordia especial, Eu, no seu coração, destruo com a luz brilhante do conhecimento a escuridão nascida da ignorância".